PCA da ANRM encerra AMC 2023

PCA da ANRM encerra AMC 2023

Terminou, na tarde desta sexta-feira, 23.11, a conferência internacional de minas, “Angola Mining Conference 2023″. No discurso de encerramento, lido pelo PCA da ANRM, ficou marcado que “a Angola Mining Conference representa um motivo de grande regozijo por parte do Governo de Angola e dos demais parceiros do departamento ministerial (que tutela a actividademineira)”, yendonsido mantida a regularidade na sua realização. Jacinto Rocha referiu que o êxito do “magno evento” reforça a visão estratégica do Executivo que consiste em fazer de Angola um país mineiro de excelência”.

Segundo o responsável, que falou em nome do Ministro Diamantino Azevedo, o lema da AMC 2023 “recursos minerais desenvolvimento, sustentabilidade e desafios”, teve em conta a necessidade interna de alavancar a economia, a criação de empregos e o consequente alargamento da base de tributação, numa altura em que se assiste, na vertente externa, a um posicionamento dos países industrializados a uma corrida pelos minerais críticos.

Avançou ainda que o subsector dos diamantes, con o grau de organização que atingiu e um enorme potencial impar, conhecido e descrito, “continua a ser o garante de descobertas de kimberlitos que podem impulsionar o desenvolvimento de minas ‘tier one”‘.

O PCA adiantou que o “país possui um portfólio diversificado de recursos minerais que deverá evoluir, brevemente, para a exploração de minerais críticos para a transição energética, com a implementação dos projectos de exploração de neodímio, praseodímo e nióbio, pertencentes ao grupo das terras raras, nas províncias do Huambo e Huila, bem como a exploração de cobre, manganês e ferro nas províncias do Uige, Cuanza-Norte e Huila”.

Na ocasião, informou os projectos em curso e que merecem destaque, ligados à prospecção de metais básicos, platinóides no complexo anortosítico do Cunene e cobre na extensão do arco lufiliano, conhecido por “coopperbelt”, por duas grandes empresas internacionais: Anglo American e Rio Tinto.

No discurso, realçou que as questões tecnológicas aplicadas à prospecção geológico-mineira também foram alvo de uma abordagem durante o evento, destacando a utilização de micro-diamantes para a estimativa do teor do corpo mineralizado, resultando numa significativa redução de tempo e custo na ordem de 1/3 (um terço), conforme advoga o estudo da SRK, empresa com sede no Canada.