ANGOLA PARTICIPA NA REUNIÃO PLENÁRIA DO PK NO DUBAI

Angola participa, de 17 a 21 de Novembro, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, na Reunião Plenária do Processo Kimberley,  A delegação angolana é chefiada pelo Coordenador Nacional do Processo Kimberley, Estanislau Buio, e integra quadros seniores do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Endiama e Corpo Especial de Segurança Para Minerais Estratégicos (CESME).

A reunião visa avaliar os progressos atingidos no último ano de mandato do Comité Ad-Hoc de Revisão e Reforma, bem como o desempenho da organização durante o ano em curso. A alteração da Definição “Diamantes de Conflitos” é um dos principais pontos da agenda, para acautelar os desafios actuais e futuros.

À margem da reunião plenária, está agendada uma reunião ministerial dos Ministros que tutelam o Sistema de Certificação do Processo Kimberley a nível mundial, para discutirem o futuro do Processo Kimberley.
O PK é actualmente presidido pelos Emirados Árabes Unidos, pelo segundo ano consecutivo, devido à falta de consenso na eleição de Vice-Presidência em 2024. 

Angola é co-fundadora e participante ativa das principais decisões do Processo Kimberley, criado em 2003 com o objetivo de eliminar o comércio de diamantes de conflitos.